quatro amigos: joaquim, regis, arionaldo e cristiano. quatro bicicletas e um sonho. na bagagem, coragem e determinação. primeiro destino: de pelotas (rs) para brasilia (df).

Thursday, December 14, 2006

ingressamos nos pagos catarinenses

Acá estoy, na cidade de Tubarao, momentos antes de retomarmos a marcha em direção à Laguna, onde pretendemos passar esta noite.
hoje é o 10 dia da jornada e eu estou abdicando do meu descanso pos-prandial para atualizar as informações para todos quem tem nos apoiado, com suas boas vibrações.
a gente ja imaginava que seria uma grande aventura, mas jamais poderiamos imaginar o que temos passado dia apos dia.
imaginavamos que seriamos colocados à prova, quando entrassemos na BR 101, mas nao sabiamos que seria tao forte a pancada. tao pouco sabiamos que somos realmente guerreiros.
na 101 o trafego de caminhoes é intenso, a estrada esta em reformas e nao tem acostamento em muitos trechos. o calor esta pegando desde cedo ate a noite e o vento contra é algo inimaginável, é como se estivessemos subindo sem parar. numa estrada onde poderiamos desenvolver 40km/h raramente ultrapassamos os 15km/h, isso por causa do tal vento nordeste que ta soprando impiedoso, ainda assim, no primeiro dia de "estrada da morte" vencemos 98km. nossos corpos chegaram em Içara, mas nossas almas ficaram umas tres subidas p tras.
os caminhoes passando o tempo todo, a menos de meio metro de nos, dao a impressao de imensos moedores de carne esperando o menor descuido p nos transformar em estrognoff.
buenas, mas seguimos bem, com quase 4 dias a frente do cronograma e eu to tentando ainda fazer um video sobre nossa cruzada pelo rio grande do sul. agora so falta terminar santa catarina e cruzar mais 5 estados ate brasilia. nao pensamos em desisitir jamais, ainda que varios momentos nos levem ao fundo do poço, faz parte da luta. nao ta morto quem peleia e sem desmerecer outros povos, nos somos gauchos do chao farroupilha e nada pode nos parar.
vou contar um pouco do que tem anotado no diario de bordo sobre o 4 dia da expedição
***
Ao inicio do 5 dia, me sento em uma cadeira de praia avariada que achei no banhado onde passamos a noite, nos fundos da free-way, a cerca de 20km de porto alegre.
rodamos 98km e o odometro ja soma 320.3km. ficamos 5h em cima das bicicletas e atingimos 59.4 de vel. max.
ontem, depois de pedalarmos pela manha com a roda empenada e o cambio remendado encostamos num resaturante em guaiba e comemos ate explodir. Pela tarde entramos em Protop Alegre e seu ritmo alucinante. fomos à uma oficina de bicicleta para os reparos.
o estresse da capital pegou forte. barulho ensandecido, necessidade de atençao total, sem nem poder olhar por lado, perigo de morte violenta cheirando a nossa cola o tempo todo.... este estresse tem efeitos de toda ordem e ja estavamos com os relacionamento por um fio.
estavamos programados p pousar em porto alegre mas decidimos fugir daquela loucura e acabamos dormindo num banhado à 20km dali.
contabilizamos uma queda leve, 1 pneu furado, um aro empenado, um cambio inutilizado, 1 cabo rompido e só.
quando fomos montar acampamento fomos atacados por uma horda sanguinaria de mosquitos famintos. fico me perguntando do que eles se alimentam quando nao estamos por ali.
combinamos de nos levantar cedo p retomar a marcha enquanto o sol da uma tregua pq ja estamos castigados.
***
quando levanto no 5 dia, o sol ja transformava a barraca num belo forno.
praguejei contra o meu cansasso e ja passei protetor que a vó jaça me deu, antes mesmo de olhar p rua. me levantei e fui cambaleando buscar agua quente pro mate da manha e quando volto, olho p cima e vejo nuvens cobrirem o sol e deixarem a manha agradabilissima p um passeio ciclistico.
acreditem na providencia divina, ela muda ate o clima.
encaramos a free-way, ate onde a policia federal nos permitiu. fomos obrigado a pegar um desvio de 50km pela RS 030. que dadiva! foi melhor trocar os quilometros a mais e pedalar por uma estrada tranquila e repleta de paisagens belas do que economizar pernas na free-way do sanatório.
entramos de novo ilegalmente pela free-way e fomos ate osório.
chegamos lá por volta de 21h e fomos comer algumas frutas na praça principal, ja pensando em pedir abrigo na igreja. ah! isso que entramos na cidade por acaso, porque haviamos decidido dormir as margens da estrada do mar. so que quando fomos pedir informações a dois policiais, sua arrogancia nos fez mudar os planos so de birra.
la na praça, sentados, fomos abordados pela cristina, secretaria municipal de cultura do municipio de osorio. ela perguntou de onde eramos e o que faziamos, se sensibilizou e nos conseguiu um hotel, com camas e cafe da manha. o regis tomou um cafe as 6h e outro as 9h p aproveitar.
fui dormir as 3 da madruga neste dia, tentando fazer o pc do hotel funcionar.
ate chegar em osorio, passamos pelas belas paisagens de Glorinha e Santo Antônio da Patrulha, pela RS030.
la no hotel, cozinhamos macarrao no fogareiro, dentro do quarto, ô tradição.
neste dia a dor nas pernas foi violenta. parece que estamos nos acostumando mas eu nao sei se nao vamos sair desta viagem com algum encurtamento ou lesao permanente.
o pino que eu tenho no joelho ta sendo rejeitado pelo organismo, desde a primeira pedalada ate a agora tenho sentido esta porcaria querendo sair p fora. a dor me da ate um ânimo a mais p seguir mandando ver no pedal.
foi em osorio que começamos a enfrentar o poder do vento contra. quando vencermos esta batalha com os ventos (e vamos vencer, nem que nos caiam as pernas) teremos motivos p rir, de orgulho e da burrice que estamos fazendo.
vou tentar agora editar um vídeo, mas vai ficar ruim, pq os CD's que gravamos ficaram dispersos. o regis vai buscar os CD's e eu vou conseguir.
um enorme beijo e um abraço p todo mundo que ta nos enviando boas vibraçoes.
eu choro enquanto escrevo isso, pq estamos num trecho dificil, e só estamos conseguindo vencer pq vcs nos ajudam.
acreditem, a gente sabe quando vcs nos mandam vibraçoes positivas.
joaquim antonio
liberdade e justiça!!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Força e coragem . Está bem descrito o quanto é difícil concretizar um sonho . Paz e bem . beijos
madressita

10:13 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Estranhei meu comentário porque acho que os sonhos sempre se concretizam mesmo além de nossos esforços . Na verdade me assustei com os problemas que passam e gostaria de pedir que se cuidasem mais. " Cabe ao homem fazer projetos em seu coraçao e a Deus concretizá-los. " Isto , sim,é o que creio . beijo
madressita

10:34 AM

 
Anonymous Anonymous said...

é assim mesmo...em qualquer campo de nossas vidas passamos aprovações...vcs também passarão...e várias...e mais do q o normal...pq estão ultrapassando barreiras, superando desafios...
e vão conseguir!!!
e serão muito bem reconhecidos por isso tudo!!
força...e principalmente fé!!

8:17 PM

 

Post a Comment

<< Home